Política

Nelsinho embarca para Inglaterra, onde fica até 10 de dezembro

Prefeito de Campo Grande vai para o Reino Unido proferir palestras a convite do Sebrae

Nadyenka Castro | 29/11/2012 07:47
Prefeito Nelsinho vai ficar mais de 10 dias no Reino Unido. (Foto: Simão Nogueira)
Prefeito Nelsinho vai ficar mais de 10 dias no Reino Unido. (Foto: Simão Nogueira)

O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB), embarca nesta quinta-feira para a Inglaterra, onde fica até o dia 10 de dezembro. Neste período, a Capital será administrada pelo vice-prefeito e vereador eleito, Edil Albuquerque (PMDB).

A viagem é a convite do Sebrae, que banca os custos com passagens e hospedagem. O prefeito vai proferir três palestras em Londres e Edimburgo, para mostrar as experiências bem sucedidas da administração municipal no fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local.

Além de Nelsinho, foram para a Inglaterra também os prefeitos de São José dos Campos (SP), Eduardo Pedrosa Cury e de Cariacica (ES), Helder Salomão.

Até 10 de dezembro, a delegação brasileira visita prefeituras, distritos, entidades governamentais e instituições do Reino Unido para mostrar como é o trabalho desenvolvido em cada uma dessas cidades brasileiras e também conhecer modelos de gestão conduzidos na região.

Nelsinho foi premiado pelo Sebrae Nacional na categoria "Médios e Grandes Municípios", pelo projeto que abrange ações de capacitação, fomento ao empreendedorismo e inovações direcionadas a micro e pequenos negócios e empreendedores individuais.

“Estou muito lisonjeado pelo convite. É um reconhecimento do nosso trabalho e, mais do que isso, uma oportunidade para levar o nome de Campo Grande e a nossa experiência para cidades emblemáticas da Europa, como a capital inglesa e também Edimburgo, considerada modelo das cidades de médio porte”, afirma Nelsinho.

Nelsinho também recebeu no último semestre o Mérito Empreendedor, por já ter vencido anteriormente a etapa nacional. Na quinta edição do Prêmio Sebrae, ele ganhou como Melhor Projeto pela região Centro-Oeste e, por isso, fez parte do grupo que foi a Portugal e Espanha.

“Na viagem passada, trouxe ideias que coloquei em prática: o VPL, Veículo Leve sobre Pneus, (corredor exclusivo para ônibus); o totem informativo nos terminais de transbordo e projetos na área de Ciência, Tecnologia e Informação. Ou seja, é uma troca de experiências e contatos que abre um importante canal de comunicação entre as cidades”, conclui o prefeito.

Programação
– A agenda da comitiva brasileira começa na sexta-feira. Está programada para às 11h45 visita à Brixton, bairro de Londres, onde os prefeitos vão conhecer projetos comunitários de desenvolvimento sustentável, além do projeto de revitalização do mercado da cidade.

Na segunda-feira, dia 03, o prefeito da Capital profere palestra pela manhã na prefeitura londrina e à tarde na embaixada brasileira, onde às 14 hora será recebido pelo embaixador Rodrigo Azeredo.

Também vão conhecer iniciativas da capital inglesa de fomento ao empreendedorismo, políticas de inovação para melhorar o ambiente de negócios, zonas empresariais, compras públicas municipais.
Na terça-feira, dia 04, a agenda prevê ida do prefeito ao Parque Olímpico de Londres, onde terá oportunidade de conhecer as estratégias de aproveitamento do legado olímpico da cidade.

Na quarta-feira, Nelsinho vai visitar Bristol, onde conhecerá projetos da cidade que é considerada modelo por suas iniciativas de desenvolvimento sustentável. A terceira palestra do prefeito está programada para sexta-feira, dia 07 de dezembro, na Prefeitura de Edimburgo.

Nos siga no