Política

Na tribuna da Câmara, Fábio Trad critica diferenças entre regiões

Gabriel Neris | 18/10/2012 13:52
Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)
Diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes, diz deputado (Foto: Minamar Júnior)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discursar sobre as desigualdades regionais no Brasil. De acordo com o deputado, as distinções reproduzem um modelo socioeconômico e político arcaico e desagregador.

Segundo Fabio Trad, as diferenças regionais e desigualdades regionais são temas convergentes.

“Ainda que sob as óticas das políticas públicas estejam orçamentos e planos diferentes, a apartação regional e a injustiça social são faces de uma mesma e carcomida moeda. Os subsídios têm sido largamente utilizados como remédio para a redução das desigualdades regionais. Muitas vezes tem efeito inverso e perverso. Sem critérios rígidos de controle, subsídios públicos engordam bolsos de aventureiros e funcionários corruptos”, afirmou.

Os chamados fundos constitucionais, ancorados em agências como a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), aplicaram o equivalente a 10 bilhões de dólares em financiamentos subsidiados entre 1989 e 2002.

“Se as crônicas desigualdades regionais não cederam diante dos estratosféricos bilhões de dólares em financiamentos subsidiados, parece óbvio que é a eficácia dessa política que deve ser questionada”, refletiu Trad.

“Impostos pagos por milhões de contribuintes foram destinados a poucos empresários das regiões favorecidas. Estas políticas apenas transferiram recursos dos pobres das regiões ricas para os ricos das regiões pobres”, reforçou.

Nos siga no