Política

Na Saúde, Marquinhos promete ampliar funcionamento das farmácias

Ricardo Campos Jr. | 15/10/2016 16:21
Marquinhos fez várias promessas para a saúde da Capital (Foto: divulgação)
Marquinhos fez várias promessas para a saúde da Capital (Foto: divulgação)

O candidato do PSD à Prefeitura de Campo Grande, Marquinhos Trad, prometeu ampliar horários de funcionamento das farmácias da rede municipal de saúde de forma que elas fiquem abertas 24 horas. Além disso, pretende ampliar o atendimento no chamado “terceiro turno” para desafogar o atendimento que não é realizado de manhã de tarde.

Segundo ele, não falta dinheiro para desenvolver ações na saúde, já que o orçamento do município este ano é de R$ 3,6 bilhões, dos quais 37% foram para o setor, o que corresponde a aproximadamente R$ 1,6 bilhão..

Por isso, ele acredita que desafogar o SUS na cidade envolve gestão e definição de prioridades. Em um primeiro momento, segundo Marquinhos, será necessário restruturar o sistema com uma boa administração e investimento em tecnologia.

Além disso, é necessário colocar os postos de saúde existentes para funcionar de forma adequada. Atualmente, a cidade tem aproximadamente 1,2 mil médicos, o que em tese atende recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) proporcionalmente ao número de habitantes, mas é preciso reformular o atendimento com sistema que garanta rapidez e acompanhamento do paciente.

Ele pretende reformar algumas unidades de saúde e transformá-las nas Clínicas da Família, onde terão acompanhamento adequado e tratamento diferenciado, desde consulta até encaminhamento para cirurgias.

Para incentivar o funcionalismo, pretende criar um plano de cargos e carreiras para os servidores da Saúde, assim como nas demais áreas, para melhorar a qualidade de vida e dar condições melhores a estes profissionais, o que reflete na qualidade de atendimento ao paciente.

Nos siga no