Política

MS terá mais de 73 mil eleitores usando a biometria no domingo

Nyelder Rodrigues | 02/10/2012 22:14

Mais de 73 mil eleitores do Mato Grosso do Sul vão ser identificados através das digitais nas eleições municipais deste ano, estima o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

No Estado, 273 urnas biométricas serão distribuídas entre seis municípios, entre eles Sidrolândia, Camapuã, Ribas do Rio Pardo, Vicentina, Jateí e Fátima do Sul. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pretende até 2018 aplicar a tecnologia a todos os eleitores do país.

Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para isso, o eleitor terá de apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto e, em seguida, colocar a digital no leitor, para depois ser autorizado a votar.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

Nos siga no Google Notícias