Política

Morre Valdir Pires Cardoso, ex-prefeito de Campo Grande, aos 68 anos

Paulo Nonato de Souza | 17/12/2016 09:48
Valdir Cardoso foi vereador e prefeito de Campo Grande, além de deputado estadual e jornalista político (Foto: Arquivo)
Valdir Cardoso foi vereador e prefeito de Campo Grande, além de deputado estadual e jornalista político (Foto: Arquivo)

Morreu na madrugada deste sábado, 17, o ex-prefeito de Campo Grande, ex-vereador, ex-deputado estadual e jornalista politico, Valdir Pires Cardoso, aos 68 anos de idade, em decorrência de um aneurisma. Ele estava internado no Hospital da Cassems e faleceu depois de passar por duas cirurgias delicadas, no dia 5 deste mês, para corrigir dois aneurismas.

Na política, Valdir Cardoso teve atuação destacada pelo PDS (Partido Democrático Social), partido de direita, herdeiro da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que comandou o Congresso Nacional durante o governo militar do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo entre 1980 e 1985.

Cardoso iniciou a carreira pela Câmara Municipal de Campo Grande em 1975 ao assumir a vaga de Antonio Carlos de Oliveira, que em 1974 havia sido eleito deputado federal. Em 1976, disputou as eleições municipais e se reelegeu vereador, chegando ao posto de presidente da Casa, que fez dele prefeito interino de Campo Grande no período de 6 de abril a 12 de maio de 1982. No mesmo ano, foi eleito deputado estadual.

Além de político partidário, Valdir Cardoso teve uma longa carreira no jornalismo em Campo Grande. Trabalhou em veículos importantes em Mato Grosso do Sul, como o extinto Diário da Serra e Correio do Estado, e ultimamente tinha uma coluna política na Internet, o Blog do Valdir Cardoso. Sua última postagem é de 3 de dezembro, dois antes de passar pelas cirurgias, com o título “Repercute ação da Sudeco para evitar assédio financeiro do Banco do Brasil”.

Nos siga no