Política

Moka integra bloco no Senado que promete independência

Juliene Katayama | 10/02/2015 17:10
Moka (esq.) e senadores que integram o grupo dos independentes e oposição (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Moka (esq.) e senadores que integram o grupo dos independentes e oposição (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) integra o grupo que promete independência no Senado. Os parlamentares são os mesmos que articularam a eleição de Luiz Henrique (PMDB-SC) para presidente, mas que acabou derrotado por Renan Calheiros (PMDB-AL).

“São vários partidos e não tem como criar bloco. Mas o grupo pode votar unido. Vou pesar meu voto para aquilo que seja bom para o País”, afirmou Moka.

O grupo é formado por 16 senadores do PSDB, PSB, DEM e PDT, além de alguns dissidentes do PMDB. Declarado independente, Moka garante integrar a bancada do partido. “Não sou dissidente, tenho bom relacionamento com líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE). Só divergi sobre a presidência, mas não que vai me levar para o bloco de oposição”, explicou Moka.

A maior preocupação do grupo era garantir a proporcionalidade na composição das comissões. Moka disse ter a garantia do presidente da Casa de Lei de que esta regra será respeitada. “Fico aliviado com o presidente dizendo que vai respeitar a proporcionalidade”, pontuou.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (10) no gabinete do senador Luiz Henrique. Segundo a Agência Senado, estiveram dois companheiros do PMDB — Waldemir Moka (MS) e Ricardo Ferraço (ES) — e cinco senadores do PSB: Fernando Bezerra Coelho (PE), Lídice da Mata (BA), Roberto Rocha (MA), João Capiberibe (AP) e Antonio Carlos Valadares (SE). Ana Amélia (RS) e Benedito de Lira (AL), do PP, e Cristovam Buarque (DF), do PDT, também participaram. O bloco de oposição foi representado por Ronaldo Caiado (DEM-GO), José Agripino (DEM-RN) e Paulo Bauer (PSDB-SC), além de Cássio e Aloysio.

Nos siga no