Política

Moka destaca, no Senado, “coragem” de Dilma em forçar queda dos juros

Marta Ferreira | 11/05/2012 11:24
Moka no pronunciamento no Senado, sobre quedas nas taxas de juros. (Foto: Divulgação)
Moka no pronunciamento no Senado, sobre quedas nas taxas de juros. (Foto: Divulgação)

Em pronunciamento na tribuna do Senado, o senador Waldemir Moka (PMDB/MS), avaliou hoje como corajosa a decisão da presidente Dilma Rouseff de “enfrentar o poder das instituições financeiras” em relação à decisão de forçar a queda progressiva das taxas de juros bancários.

“A presidente Dilma tomou uma das decisões mais corajosas entre todos os presidentes. Não é fácil enfrentar o setor financeiro, que é um dos que mais ganham com os juros altos. E o governo fez isso, o que pode colocar as taxas de juros brasileiras nos mesmos patamares das grandes potências”, afirmou.

Para o senador, a redução de juros terá influência positiva em todos os setores, do industrial ao comercial, chegando ao consumidor, que poderá comprar bens de grande utilidade a juros mais próximos da realidade mundial. O senador destacou, em especial, a redução da taxa de juros dos financiamentos habitacionais e do crédito ao consumidor.

Moka comentou que a arrecadação federal nos três primeiros meses de 2012 cresceu, em parte, em razão da alta lucratividade dos bancos. “As instituições financeiras têm tido lucro absurdo e o Senado tem a obrigação de apoiar essa medida do governo, que, repito, é das mais corajosas”.

Os senadores Pedro Simon (RS), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), todos do PMDB, também manifestaram apoio ao pronunciamento de Moka, reforçando a força da decisão tomada pela presidente Dilma.

Nos siga no