Política

Ministro diz que vai priorizar projetos ferroviários de Mato Grosso do Sul

Edmir Conceição* | 20/09/2011 16:04
Deputado Edson Giroto (PR) e secretário de Meio Ambiente e Planejamento de MS, Carlos Said Negreiros, em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. (foto: divulgação)
Deputado Edson Giroto (PR) e secretário de Meio Ambiente e Planejamento de MS, Carlos Said Negreiros, em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. (foto: divulgação)

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, afirmou na manhã de hoje que vai priorizar em sua pasta os projetos ferroviários de Mato Grosso do Sul – novos traçados ferroviários e o Contorno Ferroviário de Três lagoas – e os recursos para rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul.

A afirmação foi feita ao deputado federal Giroto (PR/MS) e ao secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Carlos Menezes.

Passos garantiu que haverá a liberação de R$ 30 milhões para conclusão da BR-359 – entre Alcinópolis e a divisa com Goiás, bem como a liberação de recursos para duplicação e recuperação de outras rodovias.

Também ficou acertado que serão liberados R$ 7,2 milhões para o Contorno Ferroviário de Três Lagoas e também que será dado prioridade aos projetos em elaboração do novo traçado da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. No dia 18 de agosto, o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV).

Ficou acertado que a via férrea vai passar por Mato Grosso do Sul, cruzando os estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Também há objetivo de levar a malha ferroviária até o município de Porto Murtinho. O estudo de viabilidade econômica está em andamento.

“O ministro deu apoio total aos projetos de Mato grosso do Sul, vai desencadear ações e reforçar as que estão em andamento. Também o ministro afirmou que vai estar na inauguração do Contorno Ferroviário de Três Lagoas” , destacou o deputado Giroto.

(*) Com informações da assessoria

Nos siga no