Política

Mesmo com futuro indefinido, PMDB quer aumentar bancada na Câmara

Michel Faustino | 18/07/2016 16:44
O deputado estadual Júnior Mochi, presidente estadual do PMDB. (Foto: Divulgação)
O deputado estadual Júnior Mochi, presidente estadual do PMDB. (Foto: Divulgação)
Bancada do PMDB na Câmara Municipal. (Foto: Reprodução)

O PMDB, ao menos em Campo Grande, parece caminhar em direção incerta. Sem um nome para emplacar como candidato à sucessão de Alcides Bernal (PP), o partido que reinou por quase 20 anos à frente do Executivo Municipal briga, agora, para se manter vivo, ao menos no parlamento. Detentor da segunda maior bancada na Câmara - quatro vereadores – a sigla quer ampliar sua representativa e traça planos para isso, mesmo com futuro incerto.

Segundo o presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi, o partido deve lançar ao menos 33 candidatos a vereador. Destes, a sigla pretende emplacar pelo menos cinco ou seis.

O dever de casa seria, contudo, reeleger os atuais representantes da sigla na Casa de Leis. Atualmente, o partido conta com quatro vereadores: Carla Stephanini, Vanderlei Cabeludo, Paulo Siufi e Mario César, que já anunciou que não irá concorrer a reeleição. A bancada do PMDB perde em representativa somente para o PSDB e para o PTB, ambos com cinco parlamentares cada.

Uma alternativa para que esta conta possa fechar, é lançar chapa proporcional para Câmara e seguir sozinho, sem ter e nem apoiar nenhum candidato na majoritária. A probabilidade de isso acontecer começa a tomar forma e, inclusive é apresentada como caminho pelo ex-governador André Puccinelli, uma das principais lideranças do partido.

O que foi reiterado por ele durante reunião da executiva do partido na tarde desta segunda-feira (18) que, caso não haja candidatura própria. "Penso que, na hipótese de não contarmos com candidatura própria, devemos avaliar o melhor caminho sem qualquer tipo de veto a quaisquer das candidaturas, procurando sempre dar prioridade ao fortalecimento de nossas bases... nossos candidatos a vereador".

Entretanto, o PMDB decidiu criar uma comissão que irá discutir a possibilidade de coligação com partidos que possuem candidatos 'consolidados', a exemplo do PSDB (Rose Modesto), PSD (Marcos Trad) e PDT (Dagoberto Nogueira).

Nos siga no