Política

Mesmo com demora em emissão, quem solicitou título vai conseguir votar este ano

Conforme o Tribunal Eleitoral de MS, muitos requerimentos estão em andamento e a análise deve mesmo demorar

Lucia Morel | 03/05/2022 17:55
Sede do TRE/MS em Campo Grande. (Foto: Divulgação TRE)
Sede do TRE/MS em Campo Grande. (Foto: Divulgação TRE)

Com alta demanda de novos títulos, o TRE/MS não tem conseguido cumprir o prazo de 20 dias para emissão do documento após solicitação ser feita pelo site do órgão. Mãe de dois adolescentes gêmeos de 16 anos, Rita Brum, de 38 anos, está temerosa que os filhos não consigam votar nas eleições deste ano, já que há 30 dias fez o pedido para um deles.

“Amanhã é o últiomo dia pra solicitar, mas o prazo de expedição é de 20 dias, segundo a informação. Do pedido da minha filha já vai fazer 30 dias e eu liguei lá, mas eles não deram outro prazo”, comenta a mãe.

Conforme ela, ambos estão em fase pré-vestibular e também precisam do título de eleitor para cumprir trâmites desse período, como vestibulares e Sisu (Sistema de Seleção Unificado). “Eu liguei no centro de atendimento da justiça eleitoral e eles informaram que devemos continuar aguardando. O nosso receio é de encerrar o prazo e esses títulos eleitorais não serem expedidos”, disse.

Conforme o tribunal, muitos requerimentos estão em andamento e a análise deve mesmo demorar. “O prazo do eleitor é dia 04 de maio, mas o prazo do cartório para análise vai até dia 01/06”, citou a assessoria em nota.

“Se a situação do requerimentos feito pela internet está com a mensagem "aguardando análise" é porque está na fila virtual para ser analisado pelo cartório. Tem que aguardar”, finaliza o comunicado.

Nos siga no