Política

MEC ampliará verba de publicidade para divulgar PAC

Redação | 29/12/2008 18:20

Com a justificativa de aumentar a divulgação de ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Educação, incluindo o Brasil Alfabetizado, programa que tem como foco ensinar jovens e adultos a ler e escrever, o MEC (Ministério da Educação) aumentou em 55% a mais que em 2008 a verba de comunicação e publicidade para 2009.

Para o ano que vem foram reservados R$ 28,72 milhões para as ações de comunicação social, que incluem publicidade e realização de eventos, contra R$ 18,5 milhões em 2008. O Ministério da Educação justifica o aumento pela necessidade de aumentar a divulgação de ações do PAC da Educação

O problema é que esse programa teve sua verba total reduzida pelo MEC em torno de 15%: de R$ 353,9 milhões este ano para R$ 306 milhões em 2009. E, com o corte de R$ 1 bilhão no orçamento do MEC, aprovado pelo Congresso, perdeu ainda mais R$ 6 milhões. A verba para publicidade cresceu, mas o programa encolheu.

Conforme publicado no site O Globo, o salto no gasto com publicidade deverá ser ainda maior, pois o governo promete recompor os recursos cortados do orçamento do MEC. Originalmente, a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso previa R$ 31,6 milhões para o marketing - 70% mais em relação a 2008 e quase quatro vezes mais que os R$ 7,9 milhões gastos em 2007.

Mas o corte de R$ 1 bilhão feito pelo relator do Orçamento no Congresso, senador Delcídio Amaral (PT), atingiu mais de 60 ações do MEC e também os recursos da publicidade, que perdeu R$ 2,8 milhões

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