Política

Marquinhos Trad quer apoio da AL para criar Comissão contra reajuste elétrico

Paula Vitorino | 17/03/2011 17:42

Deputado ameaçou propor um Movimento para a população não pagar a luz

Durante sessão desta quinta-feira (17) na Assembléia Legislativa o deputado estadual Marquinhos Trad pediu que seja formada uma Comissão para ir a Brasília discutir o próximo reajuste de energia elétrica.

A justificativa do deputado é a de que a aprovação de uma comissão mostraria para Aneel o fortalecimento dos parlamentares frente a defesa dos interesses da população do Estado, faltando 19 dias para o novo reajuste.

Marquinhos ainda ameaçou propor um Movimento para a população não pagar a luz, ficando no escuro e sendo noticia internacional, caso o estado volte a ter a energia mais cara do país.

O deputado lembrou que em 2007 Mato Grosso do Sul ocupava o primeiro lugar no valor da tarifa energética mais cara do país.

"Hoje, depois da CPI, ocupamos a 25ª posição, uma redução de quase 20% nesses últimos três anos. No entanto, me preocupo com a planilha apresentada pelo grupo Rede à AL. Nada mais é do que a cópia do resumo enviado a Aneel para pleitear o reajuste, dando vaga noção do que seria necessário rebater nas justificativas do Grupo Rede para tal aumento", detalhou.

De acordo com a assessoria do deputado, mesmo após solicitação em ofício da cópia integral, nada foi enviado à Aneel, dando pouca base as discussões.

"Caberá a Aneel estabelecer os valores definitivos do reajuste, porque essas informações contidas na planilha são dados e previsões, cabendo a Aneel divergir nessas previsões".

Marquinhos Trad ainda fez questão de frisar que a empresa energética do Estado tem o maior índice de insatisfação no Procon dos últimos três meses, sendo líder de reclamação entre 440 empresas.

Ainda de acordo com Marquinhos, a Enersul foi multada de novembro de 2010 a Fevereiro de 2011 por falta de condições de prestar um serviço de energia de qualidade nesse estado.

Nos siga no Google Notícias