Política

Marquinhos Trad apresenta programa que levará serviços de saúde às escolas

Alan Diógenes | 30/04/2014 20:35
Deputado acredita que medida vai reduzir a mortalidade infantil. (Foto: Divulgação)
Deputado acredita que medida vai reduzir a mortalidade infantil. (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou o programa "Ônibus da Saúde" que pretende levar profissionais às escolas estaduais do Estado para atender estudantes carentes e zelar pela saúde preventiva. A apresentação aconteceu na sessão ordinária realizada ontem (29), na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

“A medicina preventiva é mais eficaz e barata aos cofres públicos e diminui consideravelmente os índices de mortalidade entre as crianças e adolescentes”, destacou Marquinhos.

O parlamentar também fez questão de frisar é a possibilidade de o projeto oportunizar atendimento aos mais carentes. “Muitos pais não possuem condições financeiras para tratar de seus filhos e deixam de lhes dar a assistência devida. Assim, passa a ser obrigação do Estado oferecer o serviço, como prevê o artigo 6º da Constituição Federal”, comentou

Segundo o projeto que pretende instituir o programa, ônibus devidamente equipados deverão se dirigir às escolas públicas, com o intuito de tratar, prevenir e ensinar os estudantes sobre saúde e higiene pessoal. A ideia é levar um profissional formado em odontologia, em oftalmologia e um clínico geral aos colégios.

A Secretaria de Estado de Saúde irá regulamentar um roteiro de visitas e frequência em cada escola, seguindo o critério de urgência e necessidade regional. Os municípios poderão celebrar convênios e parcerias com a secretaria para participar do programa, desde que a cooperação e o custeio sejam mútuos. As prefeituras também poderão ceder servidores para contribuir com os trabalhos.

Nos siga no