Política

Lula pedirá estudo sobre repactuação de dívida

Redação | 01/02/2008 12:05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ao governador André Puccinelli (PMDB) que irá solicitar ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, um estudo imediato sobre a possibilidade de repactuação da dívida de Mato Grosso do Sul com a União. O compromisso foi assumido durante reunião hoje (1) no Planalto, também com a participação de 16 deputados federais do PMDB, integrantes da bancada do Centro-Oeste.

Durante o encontro, Puccinelli ressaltou que a dívida como está posta, de mais de R$ 6,5 bilhões, inviabiliza investimentos no Estado. O presidente não descartou a possibilidade de rever o pagamento, mas só após o estudo que será realizado pela Fazenda.

Outro ponto discutido entre presidente, governador e deputados foi a federalização da MS-040, que no governo Zeca do PT foi repassada ao Estado. Puccinelli pediu a retomada da rodovia pelo governo federal para repassar também à União a responsabilidade com a manutenção. Resposta semelhante à primeira reivindicação foi dada pelo presidente, que assegurou encaminhar ao Ministério dos Transportes solicitação para estudo sobre o caso.

O embargo determinado pela União Européia a carne brasileira também esteve na pauta de discussões, com mias um compromisso assumido pelo presidente de determinar a criação de uma equipe com o objetivo de reverter a situação.

Visita - O presidente da bancada, deputado federal Geraldo Resende, aproveitou a oportunidade para formalizar um convite ao presidente Lula para visita ao Estado, especificamente a Dourados, para inauguração de obras da UFGD e lançamento da recuperação da BR 163, nos trechos entre Nova Lavorada do Sul e Vila Vargas. Lula disse que pretende vir a Mato Grosso do Sul, mas quer agendar a visita para data de lançamento de novas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e inauguração do Frigorífico Bertin, que ainda está indefinida.

Nos siga no Google Notícias