Política

Waldeli deve deixar PMDB para evitar confronto em Costa Rica

Angela Kempfer | 25/03/2011 16:58
 Waldeli deve deixar PMDB para evitar confronto em Costa Rica

O ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, deve deixar o PMDB para evitar disputa interna na escolha do candidato para a prefeitura do município em 2012.

Pesquisa de intenção de votos mostra que ele tem hoje a preferência de 65,33% dos eleitores de Costa Rica.

O segundo colocado, o atual prefeito, Jesus Baird, aparece com 9%, índice inferior ao de votos brancos e nulos que somaram 9,33%, revela o levantamento.

O desempenho superior na pesquisa, realizada entre 19 e 20 de março, reforça a pressão que Waldeli vem enfrentando para voltar a disputar as eleições municipais.

Na pesquisa espontânea, ele aparece com 38% dos votos, também seguido por Baird, mas com diferença grande. O concorrente tem apenas 5,67%.

Nesse tipo de abordagem, quando o próprio eleitor apresenta o nome do candidato, ainda aparecem os nomes de Aurea Rosa (2,33%), Robertinho - DEM (2%), Kiabo - PMDB (0,67%) e João Fumaça (0,33%).

No quesito rejeição, Kiabo é o recordista, com 64%, o atual prefeito é rejeitado por 52% dos eleitores e Waldeli é o último, com 7,67%.

Waldeli deixou a administração municipal em 2008, com recorde de aprovação e por isso não abre mão de entrar na disputa eleitoral do próximo ano.

Ele não definiu qual será o destino fora do PMDB, mas disse que estuda convites de diferentes partidos.

A pesquisa, realizada pelo Ipems, ouviu 300 pessoas entre os dias 19 e 20 de março.

Nos siga no