Política

LDO terá emendas de Giroto que evitam cortes de recursos na área agropecuária

Ítalo Milhomem | 28/06/2011 13:29

Seis emendas do deputado federal Edson Giroto (PR) foram acatadas pelo relator da LDO 2012 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), Marcio Reinaldo Moreira (PP-MG). Elas proíbem cortes de orçamento para Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sanidade animal, e garantem a execução das emendas individuais.

O texto apresentado ontem (27) pelo relator também acatou parcialmente outra emenda de Giroto, que tem objetivo de evitar prejuízos com obras paralisadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A proposta apresentada pelo deputado sul-mato-grossense altera os artigos 91 a 102 a LDO, no que tange o controle e fiscalização de obras públicas.

Ele pretende retirar o artigo, que permite que denúncias possam levar o TCU paralisar obras. O objetivo é dar condições para que o TCU analise, se compensa interromper a obra com irregularidades ou entregá-la à população, de modo, que depois os responsáveis pelos danos causados aos cofres públicos sejam punidos.

Também o relator acatou a emenda do parlamentar que evita o contingenciamento de recursos de emendas ao Orçamento Geral da União dos deputados e senadores.

Outra proposta realizada pelo deputado, foi da alteração no artigo 68 da LDO, para garantir a execução das emendas individuais dos parlamentares, que apenas a corresponde a 1% da receita corrente líquida da União. Por ano cada deputado tem direito a R$ 13 milhões em emendas individuais, porém eles não têm a garantia da efetuação dos pagamentos delas.

Trâmite O relatório – com as emendas de Giroto – será apreciado primeiro pelos integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização (CMO) para depois seguir ao plenário do Congresso Nacional. O texto precisa ser apreciado para que os parlamentares entrem em recesso entre 15 e 31 de julho.

Nos siga no Google Notícias