Política

Justiça Eleitoral pede reforço do Exército nas eleições em 5 cidades de MS

Pedido foi feito ao TSE e costuma ser aprovado. As cidades são Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã

Marta Ferreira | 11/09/2020 16:32
Militares a postos em rua de Ponta Porã, ao lado de um blindado do Exército, durante a votação de 2018. (Foto: Ponta Porã News)
Militares a postos em rua de Ponta Porã, ao lado de um blindado do Exército, durante a votação de 2018. (Foto: Ponta Porã News)

O presidente TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, informou nesta sexta-feira (11) que recebeu pedidos de tribunais de três estados para envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições municipais de novembro. Os tribunais regionais de Mato Grosso do Sul, Amazonas e Maranhão foram os responsáveis pela solicitação. 

Conforme o Tribunal, as solicitações envolvem a segurança do pleito em 106 localidades. Em Mato Grosso do Sul, são cinco municípios, todos localizados na faixa de fronteira com o Paraguai, conhecida pela violência derivada do crime organizada. Essa região também é palco de conflitos envolvido disputa de terras entre índios e fazendeiros. As cidades são Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã. 

Na eleição passada, em 2018, quatro cidades da mesma região tiveram tropas federais na segurança da votação. Isso aconteceu em Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã.

Trâmite - Em seguida, a autorização é encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas. 

Em 2010, devido à pandemia da covid-19, o primeiro turno das eleições mudou de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. No Estado, só Campo Grande tem votação em duas etapas. 

Nos siga no