Política

Justiça Eleitoral determina bloqueio de perfis fakes do Facebook

Ludyney Moura | 18/09/2014 23:40

A utilização de perfis falsos na maior rede social do mundo, os chamados “fakes”, no Facebook, tem sido combatida pela Justiça Eleitoral. Nesta quinta-feira (18) o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) concedeu liminares determinando bloqueio de sete perfis usados para atacar candidatos.

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, conseguiu que a Justiça determinasse o bloqueio de duas páginas na rede social que ofendiam sua imagem pessoal. Além do encerramentos dos perfis, em 48 horas, o desembargador Osmero Osme Dias Lopes, solicitou que o Facebook encaminhe para a Polícia Federal s perfis de usuários vinculados à administração dessas páginas, os respectivos números de IPs (internet protocol) de onde foram feitos logins nos perfis do primeiro item, e os endereços eletrônicos (e-mails), números de telefone celular e dados pessoais vinculados a esses perfis.

Delcídio do Amaral, candidato do PT ao cargo de governador, e Antônio João Hugo Rodrigues, candidato do PSD ao Senado Federal, também foram beneficiados pela mesma medida. O petista solicitou o bloqueio de um perfil, e o social-democrata pediu a exclusão de quatro “fakes”.

Antônio João também foi beneficiado em uma determinação que manteve o bloqueio de postagens de um usuário, identificado, que publicou postagens que a Justiça Eleitoral entendeu como ofensivas ao postulante ao cargo de senador. Segundo o próprio Facebook, quase 90 milhões de brasileiros utilizam a rede social no país. 

Nos siga no Google Notícias