Política

Justiça Eleitoral cria simulador de urna eletrônica

Ludyney Moura | 26/09/2014 14:11

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou um sistema que simula a urna eletrônica usada pelo eleitor no dia da votação. O mecanismo serve para o cidadão tirar suas dúvidas sobre o uso do dispositivo.

Batizado de Simulador de Votação de Urna Eletrônica, a página do sistema apresenta, para cada cargo em disputa, um lista fictícia de candidatos e partidos. A tela avança à medida que o eleitor escolhe sua opção.

A Justiça Eleitoral explica que antes de usar o aplicativo, o eleitor precisa selecionar o tipo de eleição da qual deseja participar. Caso a escolha seja pela opção “"Urna - Eleição 2014 - Brasil", poderá votar nos seguintes cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador (e suplentes), governador e vice-governador e presidente e vice-presidente.

Também podem utilizar o simular, os eleitores que residem e exercem o direito de voto em outro país e os que optaram pelo voto em trâsito, ou seja, fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição. Nestes casos, o usuário poderá votar apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação, clicando no link "nova simulação".

Clique aqui para acessar o simulador eletrônico.

Nos siga no Google Notícias