Política

Justiça Eleitoral cancela 1,3 milhão de títulos eleitorais

Paulo Fernandes | 06/05/2011 22:51

Levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revela que 1.395.334 eleitores tiveram os títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições (cada turno é considerado uma eleição).

Após os dois turnos das Eleições de 2010, 1,4 milhão de títulos estavam passíveis de cancelamento, mas apenas 72.104 eleitores regularizaram sua situação com a Justiça Eleitoral.

Quem teve o título de eleitor cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e até obter empréstimos.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras coisas.

Para reativar o título, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral. Ele deverá também pagar eventuais multas para ficar quite com a Justiça Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias