Política

Itaipu pode ficar de fora no encontro presidencial em MS

Redação | 17/04/2010 16:02

A discussão sobre o acordo da hidroelétrica binacional Itaipu pode ficar fora da pauta do encontro entre os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, marcado para o dia 30 deste mês, em Ponta Porã.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, a pedido do Brasil, a tramitação do acordo de Itaipu, que prevê um repasse maior ao Paraguai pela energia produzida na hidroelétrica teria sido retirado da pauta do encontro.

A discussão sobre a repatriação de três fugitivos da justiça paraguaia também deve ser removida da agenda entre Lula e Lugo.

No caso de Itaipu, a argumentação do embaixador Eduardo dos Santos, que reuniu-se com o vice-chanceler paraguaio Jorge Lara Castro para rediscutir a pauta, é de que o assunto não encontra-se mais na esfera do Executivo e reuniões entre parlamentares de ambos países vêm sendo mantidos regularmente.

Pendente de aprovação do Congresso brasileiro para entrar integralmente em vigor, o acordo assinado em 2009 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, sobre a usina de Itaipu e outros pontos do relacionamento bilateral, deve chegar ao plenário da Câmara apenas no mês de junho.

Já no caso dos refugiados Juan Arrom, Anuncio Martí e Víctor Colmán, requeridos pela justiça paraguaia sob acusação de envolvimento em sequestros, a alegação é de que a CONARE (Comissão Nacional para os Refugiados) é um órgão autônomo e alheio a eventuais interferências governistas.

Sem Itaipu e refugiados na pauta, o encontro entre os presidentes deve abordar a fórmula de ocasiões anteriores, em que manifestações de boa vontade foram anunciadas. (com informações do site Sopa Brasiguaia)

Nos siga no Google Notícias