Política

Índios já elegem coordenador para pasta que nem foi criada por Bernal

Jéssica Benitez | 16/07/2013 08:20

No início deste mês, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), recebeu em seu gabinete um grupo de índios em busca da criação de uma coordenadoria específica para tratar de assuntos indígenas. A proposta foi uma das promessas de campanha. Até o momento, nenhum projeto neste sentido foi enviado à Câmara Municipal, mesmo assim, por meio de votação, indígenas já definiram quem será o responsável pela coordenadoria.

Ontem à tarde, 29 índios estiveram reunidos na Casa de Leis para escolha do líder. Com 18 votos, a terena Silvana Dias de Souza foi eleita. Atualmente, ela trabalha no ponto de cultura da comunidade Marçal de Souza. O também terena Adilson Venancio, assessor parlamentar da vereadora Luiza Ribeiro (MD), ficou em segundo lugar, na votação com 9 votos.

Para ele a colocação, pouco importa, pois a verdadeira vitória é a tão sonhada coordenadoria. “Queremos políticas públicas voltadas para nosso povo. Queremos ter voz ativa”, disse. Adilson explicou que, quando se reuniu com Bernal, o prefeito afirmou que os índios ficariam junto dele no Paço Municipal.

Embora o chefe do Executivo não tenha mais se pronunciado sobre ao assunto, os indígenas cogitam duas datas para “inaugurar” a coordenaria: 9 de agosto em alusão ao dia Mundial dos Povos Indígenas ou 26 de agosto aniversário de Campo Grande. “As duas datas seriam marcantes para nós”, finalizou o Terena.

Nos siga no Google Notícias