Política

Indicação para comissão da Câmara abre crise no PP

Redação | 05/02/2009 17:51

A indicação para a Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara da Capital está abrindo uma crise interna dentro do PP.

O vereador Alcides Bernal, que comandou a comissão nos últimos quatro anos, não quer abrir mão da vaga. Entretanto, por problemas internos do partido, ainda desconhecidos, o indicado foi o novato Lídio Nogueira.

Logo que os trabalhos foram retomados na Câmara, os membros para as comissões permanentes foram indicados. Apenas Transporte e Trânsito, Eficácia Legislativa e Defesa do Consumidor ficaram pendentes.

As duas últimas foram deixadas em aberto para acomodar vereador que eventualmente não for encaixado na comissão de Transporte e Trânsito.

Reunião entre o secretário municipal do partido, Raimundo Nonato, o presidente municipal do PP, Paulo Matos, e os dois vereadores, deveria acontecer ontem, às 18h, na panificadora Pão e Tal, mas somente Bernal apareceu.

Nos bastidores, comenta-se que o vereador ficou irritado pelo "bolo" que levou. Entretanto, hoje à tarde, Lídio esclareceu que ocorreu apenas um desencontro.

A informação não é oficial, mas há um forte comentário que algum desentendimento interno entre Bernal e líderes do PP pode estar emperrando o processo de indicação para a comissão da Câmara.

Presidente municipal do partido, Paulo Matos chegou a dizer que havia um acordo entre Lídio e Bernal, para que este último abrisse mão das comissões em troca de ser o líder do partido.

Porém, Bernal não confirma e, inclusive, entregou hoje a liderança do partido a Lídio, numa clara demonstração de que não abrirá mão da indicação para as comissões, principalmente a de Transporte e Trânsito.

Lídio afirma que não está disputando a vaga, e que se trata de uma indicação do partido. Ele diz que está satisfeito com uma vaga na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e com a segunda vice-presidência da Mesa Diretora, mas que não vai deixar passar a vaga na Comissão de Transporte e Trânsito.

O vereador diz, inclusive, que não está à vontade com essa situação. "Eu sou novato e já estou no meio desta polêmica. Fica parecendo que eu estou criando problemas, mas é que fui indicado pelo partido", explica.

Os partidos têm até a próxima terça-feira para indicar os membros das comissões. Segundo Lídio, se não houver consenso dentro do PP, haverá votação em plenário para a escolha do nome do partido que ocupará a vaga na Comissão de Transporte e Trânsito.

"O Bernal tem que conversar no partido, se não tiver jeito, vamos para a votação", declarou Lídio.

Nos siga no Google Notícias