Política

Governo quer fazer parte de ação sobre concessão de porto em Murtinho

Aline dos Santos e Ítalo Milhomen | 22/02/2011 09:29
Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. (Foto: João Garrigó)
Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. (Foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje que o governo do Estado quer fazer parte da ação civil pública que contesta a concessão do porto, em Porto Murtinho, administrado por parentes do ex-governador Zeca do PT. O pedido foi feito à justiça.

Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. Além de tentar retomar o porto em Porto Murtinho, o governo pretende reativar o porto de Ladário e ativar um terceiro na bacia do rio Paraná, próximo a Batayporã. Hoje, o governador entregou reformas no prédio da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais),em Campo Grande.

No ano passado, no primeiro dia após ser reeleito governador, Puccinelli declarou que o plano de investimento em infraestrutura incluía a instalação de um porto hidroviário no rio Paraná e a retomada do porto no município de Porto Murtinho.

“Para que não seja porto dos Santos, mas um porto de Santos em Porto Murtinho”, afirmou no dia 4 de outubro do ano passado. Localizada no litoral paulista, a cidade de Santos tem o principal porto brasileiro.

Parentes de Zeca do PT assumiram o controle do porto em 2003. O porto estava inacabado e em 2000 o governo do petista abriu licitação para conclusão e administração do porto. Com o passar dos anos, o controle de 60% do porto passou as empresas Integrasul e Riopar, que pertencem a parentes de Zeca.

A situação foi denunciada à justiça pelo MPE (Ministério Público Estadual) e em uma ação civil pública. A batalha judicial é travada desde 2006. Há quatro anos, a justiça chegou a anular o contrato, mas a decisão foi revista no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no