Política

Governo pede autorização de deputados para renegociar dívida com o BNDES

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 11/07/2017 13:14
Rinaldo pediu urgência com o projeto. (Foto: Leonardo Rocha)
Rinaldo pediu urgência com o projeto. (Foto: Leonardo Rocha)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu autorização aos deputados estaduais para renegociar a dívida com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O projeto chegou hoje a Assembleia Legislativa e deve ser votado em regime de urgência.

Sem detalhar valores e prazos, o projeto pede apenas para que os deputados autorizem o governo a renegociar a dívida. O líder do governo Rinaldo Modesto (PSDB), pediu regime de urgência e a solicitação foi aprovada pelos líderes.

A estrategia é votar o projeto amanhã em primeira votação e na quinta-feira em segunda, terminando a autorização antes do recesso que começa na sexta-feira (14). No texto encaminhado a casa, o governador afirma que a medida é uma forma de equilibrar as finanças.

A renegociação tem como base a Lei complementar 156/2016, que abre possibilidade de renegociação de contratos celebrados com BNDES até 31 de dezembro de 2015. Porém, antes da votação amanhã, o governo deve explicar detalhes da dívida.

Hoje o deputado João Grandão (PT) mencionou que existe uma Medida Provisória que está em vigor e que autoriza a renegociação, sendo que não precisaria de tanta pressa. Ele ainda pediu mais detalhes sobre o projeto, como valor, condições do alongamento, entre outros.

Nos siga no