Política

Governador participa de encontro sobre segurança na fronteira em Brasília

Francisco Júnior | 07/12/2012 08:10

O governador André Puccinelli (PMDB) participa hoje (7), em Brasília, do VI Enafron (Encontro Técnico da Estratégia Nacional na Fronteira) e da primeira Reunião Anual de Análise dos avanços e desafios para a implementação e consolidação das estratégias de fronteiras.

A reunião deve contar também com a presença dos secretários de segurança pública, comandantes gerais da Polícia Militar, delegados gerais de Polícia Civil.

A reunião tem por objetivo avaliar as ações do Plano Estratégico de Fronteira do Ministério da Justiça e de todos os órgãos de segurança pública dos estados de fronteira, para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços (Que ultrapassam os limites das fronteiras de um país) e dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira, especialmente das ações implementadas e planejadas no âmbito da Enafron.

No dia 08 de dezembro de 2011 foi realizada solenidade de adesão dos Estados ao Plano Estratégico de Fronteiras. O objetivo central do plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições dos ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil. Entre os ilícitos mais comuns estão o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além dos ambientais e fiscais, como o contrabando e o descaminho.

Nos siga no Google Notícias