Política

Governador diz que entorno do Pantanal não terá usinas

Redação | 05/06/2009 08:46

No dia Mundial do Meio Ambiente, o governador André Puccinelli (PMDB) assegurou que o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) não vai permitir instalação de usinas de açúcar no Pantanal e nem no entorno da maior planície alagada do mundo. "No Pantanal, ninguém mexe nem na zona do entorno", afirmou o governador, sem especificar a área.

No início do ano, Puccinelli declarou, em Rio Verde, que pretendia liberar o plantio de cana-de-açúcar em algumas áreas da região Norte, na BAP (Bacia do Alto Paraguai). O aval seria dado por meio do zoneamento, que apontou que a impermeabilidade de algumas regiões dá segurança para o plantio.

Contudo, hoje, o discurso foi de defesa do ecossistema. "O Pantanal é nosso e será a todo custo preservado", salienta o governador.

Apesar dos deputados já aguardarem o envio do ZEE à Assembleia Legislativa, Puccinelli afirmou que o projeto só será enviado após o término da segunda etapa do zoneamento.

A primeira fase demorou seis meses e contou com a participação de 52 entidades. Agora, são 90 entidades envolvidas.

Nesta sexta-feira, no Parque do Prosa, o governador assinou decretos sobre o uso e ocupação das zonas de amortecimento dos parques estaduais Mata do Segredo e Nascente do rio Taquari. Assoreado, o Taquari é um marco dos problemas ambientais no Estado.

Fogo - A instalação de usinas no Pantanal é polêmica. A última tentativa foi há quatro anos. Na época, o governo foi derrotado na intenção de mudar a legislação quando, em novembro de 2005, o ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, o Franselmo, morreu após atear fogo ao próprio corpo, no centro de Campo Grande. O ato foi em protesto ao projeto.

Em âmbito nacional, os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, trocaram ataques sobre a plantação de cana-de-açúcar no planalto pantaneiro. O planalto se estende de Pedro Gomes a Bela Vista.

O problema do plantio e instalações de usina de álcool nas áreas permeáveis é que um acidente com o vinhoto, um subproduto da produção do álcool, carregado de metais pesados, inevitavelmente afetaria o ecossistema pantaneiro.

Nos siga no Google Notícias