Política

Gosto pelo poder leva filhos de políticos às eleições

Redação | 29/07/2010 08:25

O gosto pelo poder e a vontade de herdar o espólio político dos pais levará muitos filhos de figurões da política sul-mato-grossense às urnas nas eleições deste ano.

Alguns são novatos no ramo, como é o caso de Augusto Cruz, filho do presidente regional do PP e deputado federal Antônio Cruz.

O pai político de três mandatos conta principalmente com o apoio dos evangélicos para eleger o filho deputado estadual.

Em outros casos, filhos de políticos bem sucedidos tentam alçar voos mais altos. Luiz Akira (DEM), filho do deputado estadual Akira Otsubo (PMDB), foi vice-prefeito de Três Lagoas e agora tenta ficar com a cadeira que o pai ocupou por quase 30 anos na Assembléia Legislativa.

Depois de sete mandatos consecutivos, Akira tenta finalizar sua carreira como deputado federal, deixando o legado político ao filho.

Depois de se eleger prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT) agora disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde o pai, Roberto Orro, "reinou" por longos anos.

Mesmo depois de se aposentar, Orro tem procurado acompanhar o filho em alguns compromissos públicos, a exemplo da convenção estadual do PDT, que homologou sua candidatura.

Após tentar "emplacar" o filho Guy Machado na política, mas sem obter sucesso", o campeão nacional de mandatos consecutivos, Londres Machado (PR), parece ter feito a aposta certa ao encaminhar a filha Grazielle como sua sucessora natural.

Ela exerce mandato como vereadora em Campo Grande e deverá disputar uma cadeira na Assembleia assim que o pai se aposentar.

Londres cumpre seu 10º mandato consecutivo e já foi presidente da Casa por seis vezes.

No interior de Mato Grosso do Sul há vários casos de sucessão política na família. Um deles é em Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde o vereador Marcelo Barros (DEM) vai às urnas na tentativa de garantir a cadeira que a mãe, Bela Barros, já ocupou.

A família Trad, uma das mais conhecidas da política sul-mato-grossense, também tem sua aposta nova para as eleições deste ano.

Após a aposentadoria do patriarca da família, o deputado federal Nelson Trad (PMDB)

Nos siga no Google Notícias