Política

Giroto quer que ferrovia entre no Estado por Aparecida do Taboado

Viviane Oliveira | 22/02/2013 15:29
Edson Giroto defendeu nesta quinta em reunião com o diretor da ANTT, Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por MS. (Foto: divulgação)
Edson Giroto defendeu nesta quinta em reunião com o diretor da ANTT, Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por MS. (Foto: divulgação)

O deputado federal Edson Giroto (PMDB) defendeu nesta quinta-feira (21), em reunião com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul. No próximo mês, a autarquia apresenta o edital de concessão do trecho da linha férrea que vai atender o Estado.

De acordo com o parlamentar, que fez a explanação acompanhado do Secretário de Estado Ambiente do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Nogueiros Said de Menezes, a linha férrea entre no MS pelo município de Aparecida do Taboado de forma a atender a demanda que está crescendo e vai aumentar ainda mais com a instalação e o aumento de produção de grande empresas na região do bolsão.

Os representantes sul-mato-grossenses defenderam que a linha férrea – a partir do município Estrela d’Oeste, no Estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Este encontro foi solicitado pelo parlamentar em virtude do anúncio de que no próximo mês a ANTT apresentará os editais de concessão da malha ferroviária, que serão submetidos a audiência públicas para ouvir a opinião da sociedade, o que pode ocasionar alterações no traçado da linha a partir destas manifestações.

Ao todo deverão ser investidos R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de ferrovias, com as licitações divididas em dois grupos. O primeiro leilão de concessão compreenderá cerca de 3 mil quilômetros – a ferrovia que vai cruzar o estado este neste lote. As minutas das licitações começam a ser divulgadas no próximo mês. Os outros oito mil quilômetros o governo pretende licitar até a metade do próximo ano.

Nos siga no