Política

Funtrab fará levantamento sobre "bagunça" no Banco Cidadão

Banco Cidadão ficou sem dinheiro para emprestar na gestão do pastor Wilton Acosta (PRB)

Aline dos Santos | 14/08/2018 11:21
Wilton Acosta deixou comando da Funtrab em abril para ser candidato. (Foto: Divulgação/Funtrab)
Wilton Acosta deixou comando da Funtrab em abril para ser candidato. (Foto: Divulgação/Funtrab)

 Com novo diretor-presidente desde ontem, a Funtrab/MS (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) informou que será feito um levantamento sobre a situação do Banco Cidadão, que, conforme noticiado pelo Campo Grande News, ficou sem dinheiro para emprestar na gestão do pastor Wilton Acosta (PRB), que empregou parentes e correligionários do partido.

Conforme a assessoria de imprensa do governo, o novo diretor vai fazer levantamento sobre a situação da Funtrab, que será detalhada em relatório. Não foi informada a situação financeira do banco, criado para emprestar dinheiro a juros baixos. O cargo foi assumido por Clistiano Fernandes Alves, que ocupava a função de superintendente de Finanças da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social).

Além de não ter saldo, o banco registra contradição sobre a parceria com a MIQ Quali Cred, localizada na rua 15 de Novembro. Enquanto que o então coordenador do Banco Cidadão confirma a parceria, aponta a instituição como parceira e indica, inclusive, o endereço da 15 de Novembro; a Quali Cred refuta ter ligação com o banco de microcrédito.

A linha de empréstimo a juros menores para empreendedores resistiu por quase 20 anos. Primeiro, foi o Banco do Povo. Com a troca de governo, foi renomeado para Banco da Gente e, em 2015, passou a ser o Banco Cidadão.

Naquele ano, o diretor-presidente do banco era Anivaldo José Cardozo, que, até ontem respondia pela presidência da Funtrab. Em agosto de 2015, o balanço de oito meses, divulgado pela fundação, mostrou o total de R$ 1 milhão em créditos.

Dentre as linhas de financiamento, estavam o programa de Microcrédito Cidadão Universitário, Linha de Crédito para Motos, Linha de Crédito Camelódromo e Linha de Crédito Agricultura Familiar, essa última concedia até R$ 10 mil de empréstimo. A reportagem não conseguiu contato com Wilton Acosta, que é presidente regional do PRB e candidato a deputado federal.

Nos siga no