Política

Ferrosul vai baratear escoamento da produção, diz André

Redação | 18/11/2009 09:50

Ao lado de governadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) ressaltou nesta manhã que a implantação da Ferrosul é de extrema importância para baratear o transporte e escoamento da produção agrícola dos quatro estados.

O assunto é um dos principais temas de discussão hoje, durante reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que ocorre em Campo Grande desde às 9h.

"Mais da metade do volume de grãos de todo o Brasil vem da produção desses quatro estados, então a Ferroeste é muito importante para produzirmos a logística necessária para fazer valer nossas comodities com transporte mais barato", explicou o governador, durante entrevista no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

A nova empresa pública teria gestão compartilhada e seria criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos quatro Estados, integrando-os entre si e com outras regiões do Brasil e de países fronteiriços.

De acordo com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a idéia foi iniciada pelo governador André Puccinelli em reunião do Codesul, em 2007, em Gramado.

Durante o encontro dos governadores no Codesul será avaliada a criação de um grupo de trabalho para elaborar os estudos preliminares de viabilização da criação da Ferrosul.

Neste momento, Puccinelli, Yeda Crusius (RS), Luiz Henrique (SC) e Roberto Requião (PR) estão reunidos, a portas fechadas, para discutir estas e outras questões de interesse dos quatro estados.

Yeda disse que veio a Campo Grande pedir o apoio de seus colegas para a Ferrosul, já que deu seu auxílio para a criação da Ferroeste.

"Ao desenvolvermos esta região, traremos progresso para todo o Brasil", observou.

Outros assuntos, discutidos pelos quatro governadores na reunião desta manhã, estão relacionados com a alteração do conceito de receita líquida real, a exclusão da taxa de juros da linha de crédito concedida pelo BNDES, a transferência dos auxílios financeiros da Lei Kandir, a alteração da base de cálculo do PASEP e a transferência do imposto de exportação cobrado sobre produtos primários e semi-elaborados.

Após a reunião reservada e a reunião plenária, os quatro governadores almoçarão na sala de comissões "Heliophar de Almeida Serra".

Nos siga no Google Notícias