Política

Fazenda se pronuncia amanhã sobre criação do Bandeco

Redação | 09/04/2008 14:49

Será apresentado amanhã o parecer técnico para criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste, conforme informou hoje Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, durante reunião em Brasília com deputados federais e senadores da região. A proposta é de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), e já conta com aval da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Indústria. Porém, ainda aguarda parecer da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Machado sustenta que a criação do Bandeco não é o melhor caminho, já que o custo de implantação e manutençãoi da da instituição seria elevado. Nogueira Filho, por sua vez, argumenta que o banco suprirá deficiência do Banco do Brasil, atual gestor do Fundo Constitucional do Centro Oeste, na liberação de recursos. Em 2007, segundo o deputado, metade dos R$ 2,2 bilhões em financiamentos foi devolvido por questões técnicas do BB.

Wellington Fagundes (PR/MT), que relata a matéria, argumentou que a região é a única a não possuir um banco de fomento, e está à margem das instituições comerciais, que

Nos siga no Google Notícias