Política

Fábio Trad vê escola em tempo integral como “revolução” na educação

Zemil Rocha | 11/10/2013 12:51
Fábio Trad também é a favor da "federalização" do ensino fundamental (Foto: arquivo)
Fábio Trad também é a favor da "federalização" do ensino fundamental (Foto: arquivo)

Entendendo que escola de tempo integral é instrumento adequado “para fazer uma autêntica revolução na educacional brasileira”, o deputado federal Fábio Trad (PMDB) está empenhado na formação da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Integral. A universalização da escola tempo integral, na opinião do parlamentar, é estratégica para construção de um projeto nacional de desenvolvimento inclusivo, embora sua implantação tenha de ser gradativa, ao longo de 20 anos.

Para o deputado, o Brasil não pode retardar as mudanças estruturais que são fundamentais para garantir à sua juventude um ensino de qualidade. Na avaliação dele, a efetiva transformação educacional no País passa necessariamente pela federalização do ensino fundamental, proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Os recursos necessários para a transformação educacional, segundo Fábio, não faltarão. Observa que o Congresso Nacional aprovou projeto que destina para educação 75% dos royalties do petróleo e do gás natural, 50% do Fundo Social formado com percentual da União sobre receitas do pré-sal, mais a garantia, assegurada no Plano Nacional de Educação, de investimentos de 10% do PIB exclusivamente em educação. Considera que o desafio de garantir uma fonte permanente de financiamento está superado.

“Quando se apresenta como meta universalizar a escola em tempo integral, não se está fazendo uma proposta utópica sem fonte de financiamento. Longe disso, o Governo Federal terá a partir dos próximos anos, receita suficiente para empreender a grande reforma estrutural do ensino”, afirmou Trad.

Para que este projeto não acabe penalizando apenas os municípios, Fábio entende que é fundamental a federalização do ensino fundamental, “ideia defendida com empenho e clarividência por este grande brasileiro e notável educador, que é o senador Cristovam Buarque. E o seu argumento moral e ético, para Trad, é irretocável: “Toda criança que vive no Brasil é brasileira e criança e, portanto, deve ter acesso a uma escola que tenha a mesma qualidade em todo o território nacional”.

Durante pronunciamento na Câmara Federal, Fábio Trad reconheceu que o País venceu o desafio de garantir o acesso a escola de todas as crianças, entretanto há muito o que avançar em termos de qualidade. Educação , na opinião do parlamentar, “é o o único caminho capaz de reduzir desigualdades socioeconômicas, redimir injustiças históricas e assegurar a concretização de sonhos individuais de que se tecem os fundamentos de uma nação digna de tal nome”. O deputado está convencido de que “a brutal desigualdade entre municípios brasileiros, que reproduz e perpetua a apartação social, jamais poderá garantir uma escola de qualidade similar para todas as crianças do Brasil”, daí a necessidade da federalização do ensino fundamental.

 

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