Política

Fábio Trad diz que burocracia emperra desenvolvimento do país

Bruno Chaves | 23/08/2013 15:45

O "burocratismo" emperra o desenvolvimento do Brasil. Essa foi a conclusão que o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Fábio Trad (PMDB), chegou após tomar conhecimento de pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que aponta que investidores e a população brasileira dão conta dos prejuízos provocados pela burocracia exagerada.

A pesquisa revelou que de 10 brasileiros, oito consideram o Brasil um país burocrático ou muito burocrático, 68% defendem que o governo deveria colocar o combate à burocracia entre suas prioridades e 73% apontam que o excesso de procedimentos estimula a corrupção e desestimula negócios.

A própria CNI, que patrocinou a pesquisa, tem expectativa modesta sobre a redução da burocracia brasileira. No ranking do Banco Mundial, que compara a facilidade de se fazer negócios em 185 países, a CNI espera que o Brasil caia da 130ª posição para a 80ª. Mas isso só deve ocorrer em 2022.

"Só para lembrar, e corar de vergonha, a Colômbia hoje ostenta honroso 45º lugar, enquanto o Peru está em 43º e África do Sul em 39º", lembrou o deputado Fabio Trad. Para o parlamentar, o Brasil tem incontáveis obstáculos a remover do caminho que podem elevá-lo a patamares de competitividade condizentes com o tamanho de sua economia.

"Por enquanto, lamentavelmente, seguimos encalacrados no velho vagão-fantasma do custo Brasil gigantesco, arrastado pela lamurienta ‘Maria Fumaça' burocrática e paquidérmica, encalhada no socavão do atraso mental que parece ser nosso destino irrecorrível", lembrou.

O deputado ainda acredita que o “burocratismo” é legado da ditadura militar, onde se agigantou com base no enfraquecimento do estado democrático de direito ocupando todos os âmbitos da vida nacional.
"A tal ponto que o humor corrosivo, muitas vezes a única arma da oposição silenciada, cunhou o ditado, famoso à época, que dizia ser o burocrata igual ao livro: quanto mais no alto, mais inútil", citou o deputado.

Nos siga no Google Notícias