Política

Entre os deputados federais, só Fabio Trad abriu mão de 14º salário

Dinheiro está previsto em decreto do Congresso Nacional. Quantia corresponde a um subsídio mensal

Nadyenka Castro | 28/12/2012 16:50
Fábio Trad, deputado federal abriu mão do subsídio de dezembro e fevereiro. (Foto: Divulgação)
Fábio Trad, deputado federal abriu mão do subsídio de dezembro e fevereiro. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) abriu mão do 14ª salário pago os parlamentares federais. Já os demais parlamentares de Mato Grosso do Sul receberam normalmente o montante que corresponde a um salário mensal, de R$ 26,7 mil.

De acordo com Fábio Trad, no início do ano ele fez documentação abdicando do 14º e do 15º salários. “Uma vez que os demais trabalhadores não fazem jus”, justificou o parlamentar.

Geraldo Resende (PMDB), afirma que recebeu, assim como Reinaldo Azambuja (PSDB). “Recebi sim”, disse. “Não sei se recebi”, declarou Luiz Henrique Mandetta (DEM).

A reportagem entrou em contato com a assessoria dos deputados Edson Giroto e Marçal Filho, ambos do PMDB, mas não obteve retorno. No gabinete do deputado Antonio Carlo Biffi (PT), a informação é de que ele está fora de Brasília e de Campo Grande e sem celular.

Vander Loubet (PT) não foi localizado por celular e, no gabinete dele, a informação é de que ele estava em viagem para Dourados.

14º e 15º salários – São chamados de 14º e 15º salários os pagamentos de subsídios recebidos nos meses de dezembro – pelo encerramento do ano legislativo – e em fevereiro – pelo início dos trabalhos. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, a ajuda de custo destina-se à compensação de despesas com transporte e outras necessárias para comparecer à sessão legislativa.

O pagamento também considera o número de dias em que o parlamentar exerceu o mandato. Em fevereiro, é observada a proporcionalidade dos dias de efetivo exercício do mandato nos 30 dias subsequentes à primeira assunção (Ato da Mesa 34/2009). Para receber a ajuda de custo relativa a dezembro, os deputados também precisam ter exercido no mínimo dois terços do mandato.

Senado - O senador Waldemir Moka (PMDB) e outros 11 senadores devolveram o valor de R$ 26,7 mil referente à ajuda de custo paga aos parlamentares ao final de cada legislatura, o 14º. Por outro lado, outros 69 senadores embolsaram o benefício.

Nos siga no