Política

Emocionado, Ruy Celso toma posse como desembargador no TJ

Fabiano Arruda | 18/05/2011 19:57
Ruy Celso assume vaga de Rêmolo Leteriello. (Foto: Divulgação/TJ)
Ruy Celso assume vaga de Rêmolo Leteriello. (Foto: Divulgação/TJ)

Em solenidade que durou aproximadamente 1h30, Ruy Celso Barbosa Florence tomou posse nesta quarta-feira como desembargador do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Ao fazer uso da palavra, o ex-juiz auxiliar da Presidência do TJ se emocionou no momento em que agradecia a presença da família na cerimônia de posse e ao falar do pai, já falecido.

“Agradeço amigos dentro e fora da magistratura. Às mulheres da minha vida (esposa e duas filhas), minha mãe, meu pai”, afirmou o novo desembargador, que interrompeu o discurso e, ao voltar, encerrou suas palavras.

Em outro trecho da fala, Ruy Celso diz que não substitui Rêmolo Leteriello, que se aposentou após 35 anos de magistratura, e destacou a atuação de seu antecessor.

Também declarou que uma das suas principais buscas para a nova função está em julgar com leveza.

Florence assumiu o cargo máximo da magistratura estadual por merecimento e votação unânime numa lista tríplice que era formada também pelos juízes Luiz Gonzaga Mendes Marques e Marcos José de Brito Rodrigues.

O presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Duarte, disse que o novo desembargador do TJ/MS chama atenção da classe de advogados no Estado pelo trabalho e competência.

Já o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Alberto de Oliveira, destacou característica como a garra de Ruy Celso e que, pelos atributos, vai honrar o novo cargo.

Além de desembargadores e do presidente do TJ/MS, Luiz Carlos Santini, participaram da cerimônia o governador André Puccinelli (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa Jerson Domingos (PMDB).

Carreira - Ruy Celso Barbosa Florence é paulista de Aguaí. Já atuou em Aquidauana, Bonito, Paranaíba e Campo Grande.

Na Capital, foi juiz da 4ª Vara de Família e depois da Vara de Execução Fiscal Estadual de Campo Grande. Também foi presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul.

Ruy Celso foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, biênios 2001/2002 e 2009/2010, e atua como juiz auxiliar da Presidência desde 1º de fevereiro de 2011. Foi membro efetivo do TRE/MS, na classe juiz de direito. É doutor em Direito das Relações Sociais, mestre em Direito das Relações Sociais, especialista em Direito Penal e Criminologia, bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais e professor da Escola Superior da Magistratura de MS.

Também é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direto da Universidade Anhanguera, além de ter sido o primeiro coordenador do Curso de Direito daquela universidade. É docente convidado da Escola Superior do Ministério Público de MS, da Escola Paulista da Magistratura, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Jurídicas, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

É professor do Departamento de Filosofia do Direito da PUC/Campinas, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS. Recebeu título de cidadão sul-mato-grossense da Assembleia Legislativa e título de cidadão aquidauanense da Câmara Municipal de Aquidauana.

Nos siga no