Política

Em MS, deputados de todo País discutem “mais estado e menos Brasília”

Conferência contará com 1.059 deputados estaduais de 27 casas legislativas do Brasil

Jhefferson Gamarra e Caroline Maldonado | 15/09/2021 12:46
Presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), vice-presidente Lidio Lopes (Patriotas-MS) e o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB). (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), vice-presidente Lidio Lopes (Patriotas-MS) e o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB). (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul abriu nesta quarta-feira (15), o maior encontro de legisladores da América Latina. O evento que está em sua 24ª edição, será promovido pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e contará com 1.059 deputados estaduais de 27 casas legislativas de todo o País.

Durante a abertura realizada na Assembleia Legislativa na manhã de hoje, o deputado estadual e presidente da casa, Paulo Corrêa (PSDB), adiantou que entre os temas discutidos entre os legisladores, está o pacto federativo, visando não descentralizar o governo federal, e dá mais autonomia aos estados e municípios em temas referentes a assuntos locais.

Presidente da ALMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB) garantiu que legisladores irão discutir o pacto federativo. (Foto: Marcos Maluf)

“Queremos mais Estado e menos Brasília. O que é arrecadado volta muito pouco para os estados, queremos que a união obedeça a independência das federações. A Unale é essencial, ficamos orgulhosos e honrados em sediar o evento para um debate lúcido e oportuno”, pontuou o anfitrião do evento.

Presente no encontro, a deputada baiana Ivana Bastos (PSD), que ocupa o cargo de presidente da Unale, explicou que Mato Grosso do Sul foi eleito entre 5 Estados para sediar o evento por estar a frente na vacinação contra a covid-19. “O tema desta edição será 'redesenhando os caminhos do parlamento', será muito importante para a troca de experiencia entre os parlamentares e fortalecer o poder legislativo”, disse.

O nome do deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) foi mencionado como possível próximo presidente da Unale. Atualmente, o parlamentar sul-mato-grossense ocupa a vice-presidência da entidade, que terá eleições em novembro.

Nos dias de conferência da Unale, ocorrerá o evento da Copa (Confederação Parlamentar das Américas). A confederação favorece a conciliação sobre questões vinculadas à cooperação interamericana e a integração continental, mais especificamente sobre os projetos e os mecanismos decorrentes das cúpulas dos chefes de Estado e de Governo das Américas. Além disso haverá encontro da UPM (União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul).

A conferência da Unale em Mato Grosso do Sul acontecerá nos dia 24, 25 e 26 de novembro, no espaço Bosque Expo, em Campo Grande.

Nos siga no