Política

Em busca de votos, Baleia Rossi desembarca em MS nesta terça-feira

O deputado federal é o candidato do MDB para concorrer à presidência da Câmara Federal

Tainá Jara | 18/01/2021 11:13
Deputado federal Baleira Rossi (DEM) disputa o comando da Câmara Federal (Foto: Divulgação/Assessoria)
Deputado federal Baleira Rossi (DEM) disputa o comando da Câmara Federal (Foto: Divulgação/Assessoria)

Interessado em garantir o apoio dos oito deputados federais da bancada de Mato Grosso do Sul, o candidato à presidência da Câmara pelo MDB, Baleia Rossi, estará em Campo Grande, nesta terça-feira. Ele é a escolha do atual presidente da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Entre os compromissos de Baleia Rossi está um encontro com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e outro com o prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD). O parlamentar deve almoçar com representantes dos partidos que o apoiam na campanha para presidência da Câmara dos Deputados. 

A executiva estadual do MDB também se reunirá com o líder partidário para conversar sobre os novos rumos do partido no Congresso. Além de Baleia Rossi representar a agremiação no pleito para presidência da Câmara, a senadora por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, é o nome da sigla na disputa pelo Senado Federal.

Na bancada sul-mato-grossense, o nome de Baleia é consenso entre a maioria. Formalmente, apenas o PSD, do Fábio Trad, não havia oficializado o apoio. Ele deve contabilizar os votos de Rose Modesto (PSDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Luís Ovando (PSL), Bia Cavassa (PSDB), Loester Trutis (PSL), Vander Louber (PT) e  Beto Pereira (PSDB)..

O principal oponente de Rossi é o deputado Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A eleição está prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro.

Maia conseguiu apoio formal de PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. Esses partidos representam 269 deputados. Lira tem apoio de PL, PSD, Solidariedade, Patriota, Avante, Pros e PSC. No entanto, ainda há divergências 

Nos siga no