Política

Eleitor poderá acompanhar apuração em tempo real pelo celular

Priscilla Peres e Liana Feitosa | 05/10/2014 10:05

A apuração dos votos deste primeiro turno poderá ser acompanhada em tempo real pelos eleitores de todo o País, por meio de um aplicativo disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para celulares e dispositivos móveis. É possível escolher o Estado de sua preferência.

De acordo com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) o aplicativo é uma novidade para as eleições de 2014 e por isso não serão divulgados boletins parciais da apuração. Os interessados podem baixar o aplicativo “Apuração 2014”, gratuitamente nas lojas Google Play e iOS App Store.

O TSE também disponibilizou outras duas plataformas para o eleitor, o sistema “Divulga” disponível na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados; e o “DivulgaWeb”, disponível no Portal do TSE.

Durante o período eleitoral, outros dois aplicativos estavam disponíveis pelos eleitores, um oferece informações sobre o local de votação, endereços, seções eleitorais e até traça rotas do domicílios até o local de votação. O outro oferece informações sobre os candidatos, disponibilizando nos dispositivos móveis o perfil de cada candidato cadastrado no TSE.

Apuração - De acordo com o TSE, em virtude da diferença de fuso horário, os resultados vão da totalização dos votos para presidente da República vão começar a ser divulgados às 19h (horário de Brasília), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional.

Já para os demais cargos, a totalização dos votos pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais ) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, conforme o horário local.

Aproximadamente 1,8 milhão de eleitores sul-mato-grossense devem comparecer às 5.744 seções eleitorais distribuídas pelos 79 municípios do Estado neste domingo (5) para escolher os candidatos à presidência da republica, governo do estado, senado, deputado estadual e federal.

Nos siga no Google Notícias