Política

Duarte defende fim da pesca comercial para acabar com a exploração

Wendell Reis | 09/11/2011 14:50

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (9) para dizer que vai solicitar uma relação dos pescadores profissionais do Estado. O deputado quer saber exatamente o tamanho da categoria para identificar um problema comum no Estado, que é a exploração dos pescadores.

Duarte relatou que esteve recentemente no Rio Paraguai, onde constatou a miséria que vive a população ribeirinha, em sua maioria sem luz e em extrema dificuldade. Segundo o deputado, a categoria sobrevive em condições precárias porque são explorados por atravessadores, que os mantém quase que em escravidão, comprando o pescado por valores bem abaixo do mercado.

O deputado acredita que por não ter o envolvimento de todos os setores, o problema é esquecido. Ele defende que seria muito mais vantajoso se os pescadores vivessem de turismo. Segundo Duarte, quem conhece a realidade do pescador sabe que eles não querem que seus filhos sigam sua profissão, pois sabem das dificuldades enfrentadas. “ A pesca vai acabar por bem, de forma planejada, ou por mal, com o fim dos peixes”.

O deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) pediu a palavra e lembrou que já aborda o assunto desde o início do primeiro de seus cinco mandatos. Ele ressaltou que foi o primeiro a criar uma lei que garantiu um estudo mais aprofundado sobre período de proibição da pesca. Arroyo afirmou ainda que a maioria dos pescadores são usados como massa de manobra por atravessadores.

Ao encerrar o discurso Paulo Duarte lembrou que a pesca comercial é uma forma primitiva de caça, que não pode permanecer em pleno século 21 e com benefício para apenas uma parte da população.

Nos siga no Google Notícias