Política

Dourados terá segurança de mil militares nas eleições

Redação | 01/10/2010 16:16

Cerca de mil militares reforçarão a segurança das eleições de 3 de outubro em Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. As tropas estão desde ontem na cidade se preparando para a missão.

De acordo com o coronel Peres, responsável pela Comunicação das tropas, os militares fazem parte da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército e fazem parte de regimentos de Dourados, Bela Vista, Ponta Porã, Jardim e Amambai. A missão não possui horário de início pré-estabelecido, mas provavelmente os militares estarão nas ruas já a partir das 6 horas.

"A missão será basicamente de patrulhamento e prevê a segurança principalmente das seções eleitorais de maior movimento. Porém, se houver a necessidade, as tropas poderão realizar o transporte de urnas, escoltas, segurança na transferência de dados. Depende do que ocorrer", explica o coronel Peres.

Os militares também estarão atentos a tumultos, denúncias de compras de votos, campanha de boca de urna, distribuição de brindes, transporte de eleitores e também garantir o cumprimento da lei seca. Bares, lanchonetes e restaurantes não poderão vender bebidas alcoólicas no dia da eleição entre às 3h e 19 horas.

O apoio de tropas federais em Dourados foi solicitado pela juíza eleitoral Dileta Terezinha ao Tribunal Regional Eleitoral. O pedido foi acatado na quarta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A solicitação foi feita em função das manifestações e do clima tenso na cidade após as ações da Polícia Federal, que há um mês deflagrou a Operação Uragano, que prendeu secretários municipais, vereadores, empresários e até o prefeito Ari Artuzzi.

Nos siga no Google Notícias