Política

Dois advogados integram CCJR na Câmara Municipal de Campo Grande

Comissão mais importante já foi fechada na reunião entre lideranças

Juliene Katayama | 04/02/2015 19:50
Mario Cesar preferiu comentar as definições só na sessão de quinta-feira (Foto: Marcelo Calazans)
Mario Cesar preferiu comentar as definições só na sessão de quinta-feira (Foto: Marcelo Calazans)

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Campo Grande começaram a ser definidas, na tarde desta quarta-feira (4), entre o presidente, vereador Mario Cesar (PMDB), e as lideranças de bancadas. A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) vai ser composta apenas dois advogados.

A comissão mais importante que julga a constitucionalidades dos projetos vai ter em seu corpo apenas dois advogados: Paulo Pedra (PDT) e Otávio Trad (PTdoB). Os demais têm diferentes formações como Airton Saraiva (DEM) é comerciante e Alex do PT é historiador. A comissão ainda vai contar com o voto de Vanderlei Cabeludo (PMDB).

Os vereadores se reuniram e já traçaram a composição das comissões. Mas ainda não definiram os cargos de cada grupo. “Definimos os partidos por comissão, mas os presidentes ainda não”, afirmou o líder do PSD, vereador Chiquinho Telles.

Telles vai integrar a comissão de Transporte e Trânsito, Cultura e Obras. Líder do PT, Thaís Helena vai ficar na Assistente Social – ela que já foi secretária municipal da Assistente Social -, e Eficácia Legislativa. Esta última teve pouca adesão e ainda não foi fechada. “Ninguém quer ir para a Comissão de Eficácia Legislativa”, disse um vereador. A pasta é responsável por analisar se as leis estão sendo cumpridas.

Além da CCJR, Alex também vai compor as comissões de Indústria, Comércio Agropecuária e Turismo e Saúde. O colega de bancada, Ayrton Araújo, vai ficar na de Obras, Segurança Pública e Políticas Antidrogas. A Comissão de Obras e Serviços Públicos também vai contar com a ajuda do engenheiro Edson Shimabukuro (PTB) assim como a de Transporte e Trânsito e Meio Ambiente.

O novato José Chadid (sem partido) que ocupa a cadeira da vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), vai assumir as comissões de Educação – também já foi secretário municipal de Educação e Desporto -, Saúde e Assistência Social e do Idoso.

A Câmara ainda tem a Comissão de Finanças e Orçamento, Defesa do Consumidor, Cidadania e Direitos Humanos, da Juventude e Legislação Participativa. Apenas o presidente da Casa não pode participar de nenhuma pasta.

Nos siga no