Política

Dispensa de licitação vai acelerar reforma da ponte sobre o rio Paraguai

Edmir Conceição | 10/01/2012 21:15
Governadora em exercício, Simone Tebet, recebeu o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, e o deputado Paulo Duarte, nesta terça-feira. (Foto: Edemir Rodrigues)
Governadora em exercício, Simone Tebet, recebeu o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, e o deputado Paulo Duarte, nesta terça-feira. (Foto: Edemir Rodrigues)

A governadora em exercício, Simone Tebet (PMDB), anunciou, durante audiência ao prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), e ao deputado Paulo Duarte (PT), a dispensa de licitação da reforma da ponte sobre o rio Paraguai, na BR-262. Paulo Duarte pediu urgência na reforma em outras audiências na Governadoria e hoje, ao reiterar a reivindicação, foi informado do atendimento do pedido.

A ponte liga Corumbá ao resto do Estado e sua estrutura foi danificada em abril do ano passado, quando uma balsa carregada de minério se chocou contra um dos pilares de sustentação da ponte. Duarte já discutiu o problema com a área técnica do governo e só aguardava a decisão do governador André Puccinelli. O dinheiro para o início da recuperação já foi depositado pela empresa que tem a concessão do pedágio. Segundo o deputado, o problema causou transtorno porque a ponte passou a funcionar apenas em meia pista e quem precisa passar pela estrutura é obrigado a esperar a liberação para seguir viagem.

“Desta vez recebi a boa notícia de que foi publicada no Diário Oficial de hoje (10) a dispensa de licitação para as obras de recuperação e reforço das estruturas, o que deve antecipar o início da reforma”, destacou Duarte.

Os reparos serão feitos em duas etapas. Nessa primeira fase as obras vão recuperar a parte de cima. A estrutura da parte de baixo, que deve ter reforço nos pilares, ainda aguarda análise aprovação do projeto pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes). Paulo Duarte disse que a ponte ainda precisa de uma terceira etapa de obras, para implantação de grades de proteção para evitar novos acidentes com embarcações.

A governadora em exercício disse a finalização do projeto será discutida no retorno do governador André Puccinelli, que passa férias em natal (RN). “Tivemos uma excelente reunião, agora vamos aguardar a volta do governador André Puccinelli em fevereiro, quando vou solicitar uma nova audiência para fecharmos os últimos detalhes”, disse Simone.

Nos siga no