Política

Deputados votam liberdade das mulheres colocarem DIU sem aval do marido

Proposta de Evander Vendramini quer garantir autonomia feminina no Estado para método contraceptivo

Gabriela Couto | 23/09/2021 09:01
DIU (dispositivo intrauterino) entra em discussão na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira. (Foto: Unsplash)
DIU (dispositivo intrauterino) entra em discussão na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira. (Foto: Unsplash)

Entra em primeira votação na sessão desta quinta-feira (23), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Evander Vendramini (PP), que dispõe sobre a proibição dos planos de saúde exigirem consentimento do cônjuge ou companheiro para inserção de qualquer método contraceptivo, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

O DIU (dispositivo intrauterino) é um dispositivo no formato de T, que é introduzido na mulher através do colo do útero e tem como principal objetivo impedir a gravidez. 

Na proposta, o parlamentar ainda estabelece penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor em caso de descumprimento da lei. A multa deverá ser regulamentada pelo Procon estadual e o recurso será revertido para o FEDDC (Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor).

A população pode acompanhar a votação ao vivo pelas redes sociais da Assembleia Legislativa, a partir das 9h. O projeto precisa passar ainda pelas comissões de mérito e por uma segunda votação para seguir a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no