Política

Deputados vão avaliar ampliação da validade de exames em concursos

Projeto foi enviado pelo governo, com pedido de regime de urgência para votação dos parlamentares

Leonardo Rocha | 10/04/2020 13:52
Plenário da Assembleia durante votação (Foto: Luiz Carlos Júnior - ALMS)
Plenário da Assembleia durante votação (Foto: Luiz Carlos Júnior - ALMS)

Os deputados vão avaliar o projeto do governo estadual, que amplia a validade dos exames de saúde em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A intenção é estender o prazo (validade) por mais seis meses, para que estes candidatos não tenham que refazer os procedimentos, em função da pandemia de coronavírus.

A proposta encaminhada pelo governo amplia a validade do exame de 6 para 12 meses, para que não haja prejuízos aos candidatos, já que muitos destes procedimentos venceriam no mês de maio, e portanto, eles (candidatos) teriam que realizar novamente para cumprir as regras do contrato.

O governo alega que assim atende as demandas dos próprios concorrentes, que disseram que este item era fundamental para sequência do certame. Neste contexto também amplia o prazo aos exames de capacitação física e de investigação social dos dois certames, que seguem em andamento.

“Nesse momento de distanciamento social vivido pela população, convocar os candidatos para realizar a matrícula ou exigir novos exames, porquanto tal ato implicaria riscos aos candidatos e à população, as disposições constantes desta proposta de lei são urgentes e imprescindíveis”, diz a proposta enviada.

Os deputados devem incluir a propostas nas próximas votações da Assembleia, que estão ocorrendo por meio de videoconferência, tendo a presença apenas do presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB) e do segundo secretário, Herculano Borges (SD), no plenário do Legislativo.

Nos siga no