Política

Deputados querem ouvir promotor que acompanha ações contra Cesp

Leonardo Rocha | 20/05/2015 14:31
Eduardo Rocha ressaltou que promotor irá contribuir com o trabalho da Comissão (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Eduardo Rocha ressaltou que promotor irá contribuir com o trabalho da Comissão (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Os deputados que integram a Comissão Especial para buscar acordo de indenização com a Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo), em função dos danos ambientais causados em diversos municípios do Estado, querem agendar uma reunião com o promotor de Bataguassu, Edival Goulart Quirino, que acompanha este processo desde o início.

“Ele se trata da pessoa ideal para nos fornecer todas as informações sobre os processos contra a Cesp, assim como foi conduzida a parte de diálogo e acordo com a empresa, que até hoje não teve uma solução”, disse o deputado Eduardo Rocha (PMDB), integrante da Comissão.

O peemedebista ressaltou que na época do ex-governador André Puccinelli (PMDB) estas ações contra Cesp giravam em torno de R$ 700 milhões, no entanto o próprio governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou que esta quantia poderia estar em mais de R$ 1 bilhão.

“O nosso desejo é que após for feito este acordo com a Companhia Paulista, o recurso que for enviado ao governo estadual possa ser investido em sua maioria nos municípios que foram atingidos”, disse o parlamentar. Eduardo explicou que 50% do valor das indenizações vai para cidades e o restante para o executivo estadual.

O presidente da Comissão Especial, o deputado Amarildo Cruz (PT), ressaltou que antes de realizar esta reunião com o promotor, haverá um encontro com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que neste início de gestão já buscou informações junto a Justiça para saber sobre os processos contra Cesp. Entre os municípios afetados com estes danos ambientais estão: Brasilândia, Três Lagoas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Batayporã e Selvíria.

Nos siga no