Política

Deputados mantêm veto contra abono de falta em reuniões escolares

Projeto concedia folga para servidores estaduais participarem de reuniões nas escolas de MS

Leonardo Rocha | 27/06/2018 12:11
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados mantiveram o veto do governo estadual, contra o projeto que concedia abono de falta aos servidores estaduais, para participar de reuniões bimestrais nas escolas em Mato Grosso do Sul. A justificativa é que não é competência do poder legislativo propor esta situação na administração estadual.

Foram dez votos a favor do veto e apenas três contrários – Amarildo Cruz (PT), Cabo Almi (PT) e Lídio Lopes (PEN) – que pediam a derrubada da decisão do governador, para que a proposta se tornasse lei estadual. Com o resultado, a matéria foi arquivada no legislativo.

A proposta defendia um abono de falta para que os pais pudessem frequentar esta reunião escolar e assim contribuir com o aprendizado dos alunos, neste contato maior com os professores e direção. “A finalidade é garantir o direito do servidor público estadual ao comparecimento nas reuniões de pais realizadas nas escolas de seus filhos", dizia o autor.

Ele explicou que muitos pais não podem participar destas reuniões bimestrais, porque ela acontecem na hora do expediente. A proposta só valeria para servidores estaduais e não atingia os trabalhadores da iniciativa privada, porém foi arquivada.

Nos siga no