Política

Deputados derrubam veto sobre serviço de orientação nas escolas

Projeto apresentado no ano passado havia sido vetado pelo governador Reinaldo Azambuja

Tatiana Marin e Leonardo Rocha | 20/03/2019 12:07
Herculano Borges é um dos defensores do projeto. (Foto: Leonardo Rocha)
Herculano Borges é um dos defensores do projeto. (Foto: Leonardo Rocha)

Por 14 votos a 1 os deputados derrubaram o veto do governador ao projeto de autoria do ex-deputado Maurício Picarelli, apresentado no ano passado, que cria serviço de capelania nas escolas estaduais. Reinaldo havia vetado o projeto por entender que traria custos para o Estado.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) afirmou que antes de derrubar o veto, houve uma conversa com o governador e com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, explicando que o serviço de capelania não seria uma disciplina fixa e seria um trabalho voluntário.

A capelania trata-se de orientações que as escolas podem lançar mão em episódios específicos, quando educadores julgarem necessário e entenderem que precisam de um capelão para conversar com os estudantes, seja com uma turma ou alunos específicos.

Deputado Rinaldo Modesto. (Foto: Leonardo Rocha)

Segundo Rinaldo, o serviço não tem relação com igrejas ou religiões, mas fala sobre fé, amor, boa relação com as pessoas, combate a bullying e depressão. “Vai orientar os estudantes, conversar. Só vai ser realizado quando a escola quiser e a secretaria autorizar”, esclarece.

Outro defensor do projeto, o deputado Herculano Borges (SD) adiciona que o capelão a ser chamado pelas escolas precisa ser membro do conselho estadual de capelania e vai realizar palestras esporadicamente. “Não vai interferir nas disciplinas das escolas e não vai falar sobre igreja ou religião”, reforça.

“É importante, principalmente nesse momento que teve a tragédia de Suzano e muitos alunos estão abalados. Há também de casos de automutilação e depressão. O trabalho só vai ajudar, não vai atrapalhar em nada”, defende.

Nos siga no