Política

Deputados de todo país discutem dívida dos estados em fórum

Paula Vitorino | 27/02/2013 12:49
Deputado Arroyo irá representar MS em Fórum. (Foto: Assessoria de imprensa)
Deputado Arroyo irá representar MS em Fórum. (Foto: Assessoria de imprensa)

Nesta quinta e sexta-feira deputados de todo país participam do segundo fórum para discutir a dívida dos estados, na Paraíba. O deputado estadual Antonio Carlos Arroyo (PR) é o representante de Mato Grosso do Sul na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

A principal discussão, segundo Arroyo, é para que o pagamento das dívidas dos estados seja unificado. Ele questiona o fato de que MS paga 15% da sua receita líquida, enquanto outros estados pagam 9%.

“Nós estamos em uma república federativa, mas não está acontecendo a federabilidade”, reclama.

Ele afirma que os percentuais foram definidos há mais de 10 anos sem critérios, apenas levando em conta a força política de cada estado. “Agora ninguém mais quer mexer”, diz.

Segundo o deputado, a dívida do estado ultrapassa R$ 7 bilhões e só neste ano está previsto o gasto de R$ 1 bilhão com o pagamento, mas devido as altas taxas a dívida continua aumentando. “Não amortiza porque paga juros sobre juros”, diz.

A distribuição do FPE (Fundo de Participação dos Estados) também será discutida. Arroyo disse que os pontos debatidos durante o fórum deverão ser trazidos para discussão na Assembleia, elaborando a melhor forma de contribuir para o Estado.

Nos siga no