Política

Deputados aprovam programa que incentiva doação de medula óssea

Programa incentiva doações com ingressos em eventos culturais

Leonardo Rocha | 25/08/2016 11:35
Deputados aprovaram o programa chamado "Sangue Bom" (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram o programa chamado "Sangue Bom" (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado Amarildo Cruz diz que programa ainda prevê campanhas e projetos em escolas (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o programa chamado "Sangue Bom", que tem a intenção de promover ações e incentivar a doação de sangue e medula óssea, em Mato Grosso do Sul. Estas atividades podem ser realizadas através de campanhas e até projetos nas escolas públicas.

O deputado Amarildo Cruz (PT), autor do projeto, ponderou que haverá redução no valor de ingressos em eventos públicos, para os doadores, assim com a intenção de criar centros de doação no Estado, promovendo convênios com órgãos públicos. Também está previsto campanhas junto a sociedade civil e em escolas públicas.

"Não temos a cultura de doação de sangue e medula, tanto que muitas vezes existem apelos das unidades de saúde para aumentar o estoque, que está abaixo da demanda. Existe uma força-tarefa quando há um caso ou situação de comoção", disse ele.

O projeto estabelece que em todos os eventos esportivos e culturais no âmbito estadual, serão destinados de 3% a 5% do total de ingressos postos à venda aos doadores voluntários. Este precisa estar cadastrado em bancos de sangue do Estado, com presença assídua, no mínimo duas vezes ao ano.

Outro - Os deputados também aprovaram, em segunda votação, o projeto que proíbe homenagens a pessoas que tenham sido condenadas por atos de improbidade ou corrupção. O autor da medida, o deputado Lídio Lopes (PEN), explicou que a intenção é evitar constrangimento da Assembleia em conceder tal honraria, para alguém que teve seu processo transitado e julgado, considerado culpado das acusações.

Nos siga no